Um novo olhar para 2018

Publicado por Eduardo Kormives em dezembro 29, 2017 Blog | Inspiração | Pastorais | Tags:, , , | Sem comentários

Sara Kormives
Pastora fundadora do MC2 e psicóloga

Vivemos um momento de muitas lutas pelas minorias marginalizadas, cada uma delas procurando alcançar direitos, espaço, reconhecimento e aceitação. E o primeiro passo para nos engajarmos, embora seja fundamental, pode passar despercebido dada a sua simplicidade.

Temos que aprender a olhar o outro. Por mais bondosos e misericordiosos que possamos ser, há algo que deveríamos avaliar.

Quando praticamos atos altruístas ou solidários, nos sentimos muito bem. Parece que isso aplaca um pouco o desconforto de conviver num mundo tão desigual. Mas antes do fazer vem o ser (humano). Como ponto de partida, precisamos aprender a enxergar no próximo alguém exatamente igual a nós, que deseja o respeito só pelo fato de existir.

No auge da nossa ansiedade solidária, olhamos, na verdade, para nossas próprias necessidades. Queremos dar ou fazer algo pelo outro dentro do que julgamos que eles precisam.

Que em 2018 a gente aprenda a olhar nos olhos, sentar do lado, abraçar e ouvir. Não importa se você tem ou não um título nem o tamanho da sua conta bancária. O que realmente importa é que você e eu somos iguais, tão humanos, tão únicos, tão dependentes um do outro.

Não precisamos nos comportar nem pensar da mesma maneira. Só precisamos coexistir nesse mundo com objetivo de fazer bem a quem estiver ao nosso lado. É isso que encurta as distâncias.

 

Algo a acrescentar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *