Quinta Cultural tem sessão de cinema comentado nesta quinta (19/01)

Publicado por Grazy Neri em janeiro 16, 2017 Blog | Cultura | Tags:, , , , | Sem comentários

A segunda edição da Quinta Cultural ganha ares de cineclube na próxima quinta-feira (19/1). Em cartaz, Onde vivem os monstros (2009), adaptação do clássico da literatura infantil americana escrito e ilustrado por Maurice Sendak, traduzido para mais de 20 idiomas. O crítico, pesquisador e cineasta Daniel Medeiros é o convidado da noite para uma sessão comentada, a partir das 19h30, no MC2 Floripa. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível.

Fã declarado do livro, que tem, nos EUA, um status parecido com o de O pequeno príncipe na França, Spike Jonze dirigiu o filme. Seu currículo inclui ainda Quero ser John Malkovich e Adaptação. Onde vivem os monstros narra a história do menino malcriado Max. Mandado de castigo para o quarto, ele acaba transportado magicamente para uma misteriosa ilha habitada por um bando de monstros, onde é coroado rei. A trama é o pano de fundo para abordar temas como crescimento e amadurecimento. Não é à toa que críticos de cinema divergem na hora de classificar o filme: seria para crianças ou adultos?

Depois da sessão, Daniel vai apresentar uma pequena análise do filme e mediar um bate-papo. “Eu acho que Onde vivem os monstros é infantil e adulto ao mesmo tempo. É uma fantasia aparentemente simples, mas carregada de simbolismo. Minha fala vai tratar do significado do monstro”, diz ele.

Daniel escreve no site 7 Marte e contribui para outras publicações especializadas. Ele é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e pesquisador sobre o cinema de terror, tema de seu mestrado em Ciências da Linguagem. Seu currículo inclui ainda roteiro e direção dos curtas-metragens William (2010) e Boa Viagem (2013).

Serviço
Quinta Cultural: sessão de cinema comentada por Daniel Medeiros
Filme:
Onde vivem os monstros (2009)
Quando: quinta-feira (19/01), a partir das 19h30
Local: MC2 Floripa, Rua Fernando Machado, 137, Centro
Ingresso: um quilo de alimento não-perecível.

Algo a acrescentar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *